domingo, 1 de maio de 2011

A CONQUISTA DE SILVES POR D. SANCHO I EM 1189

TRAJES NO SÉCULO XII


Nesta época, não se pode falar de "uniforme militar" propriamente dito na medida em que a disposição de fixar os fardamentos por um regulamento é relativamente recente. Este aparecimento coincide com o estabelecimento de forças permanentes e regulares, após a Guerra dos Trinta Anos em 1648, tendo sido quase simultâneamente introduzido em vários países, pelo menos nos corpos mais importantes que geralmente eram os da guarda do respectivo monarca.
 

Nos tempos mais recuados, os soldados vestiam trajes de aspecto idêntico, sem que se pudesse falar verdadeiramente de uniforme. O armamento e equipamento utilizados davam um "certo aspecto" de uniformidade.


Colecção particular
Na Idade Média, a necessidade de sinais distintivos era sempre imposta e obrigatória, para que cada potência pudesse distinguir os adversários. Para as batalhas importantes era necessário existirem sinais identificativos e disto estavam todos capacitados, uma vez que os exércitos apareciam em campo trazendo por divisa sinais distintivos, como bandeiras, pendões, estandartes, além de uma enorme diversidade de desenhos e imagens nos escudos, no traje, etc.

Quando havia exércitos aliados era necessário saber-se distinguir o amigo do inimigo, uma vez que na confusão de um ataque ou batalha, podiam-se confundir uns pelos outros, destruindo-se mutuamente em vez de se voltarem contra os seus inimigos. Portanto, era preciso que os componentes do mesmo corpo de tropas e os mesmos corpos tivessem consigo sinais que todos entre si conhecessem e pudessem, à primeira vista, distinguir dos sinais do inimigo.

Na época em apreciação, o guerreiro antes de estar devidamente "armado", isto é, equipado com armas defensivas e ofensivas, vestiam o traje civil que a sua condição social lhe permitia, assim como a qualidade dos respectivos objectos de guerra.
 


TRAJE DO OCIDENTE DA EUROPA

Torna-se bastante difícil de descrever o traje utilizado nesta época por falta de fontes iconográficas, principalmente no nossos País. Contudo, no que diz respeito à classe nobre, sempre se podem verificar através das estátuas jazentes, iluminuras e outras fontes.

A base do traje do século XII assentava em três peças essenciais:


túnica inferior, comprida, quase tocando os pés

Colecção particular

 
a túnica superior, fendida lateralmente

Colecção particular


o manto, preso ao ombro por uma fíbula


Colecção particular


 
Em Portugal, devido ao entrosamento de povos e dos cruzados de diversas nacionalidades, que vinham praticamente de toda a Europa, influenciaram os trajes dos naturais, espalhando assim os seus usos e costumes entre as populações. Por curiosidade, poderá dizer-se que a influencia muçulmana fez-se sentir muito pouco nas camadas sociais mais altas; por sua vez, nas mais modestas foi bastante grande.



Estampa com trajes do século XII
Colecção particular

Texto e ilustrações:marr



Sem comentários:

Enviar um comentário