quinta-feira, 26 de maio de 2011

A CONQUISTA DE SILVES POR D. SANCHO I EM 1189

ARMAS OFENSIVAS DOS CRISTÃOS

ESPADA
A forma e as partes que constituem esta arma conheceram o seu apogeu simbólico e anatómico no século XII.

Quatro uniões que formam uma cruz, quatro partes constítuidas pelo pomo, punho, guarda e lâmina traçam a grande linha de uma "certa visão do mundo": a paz ou a guerra, conforme a espada fosse segura, pelo ferro ou pelo punho, uma verdadeira expressão das quatro idades da humanidade.

Colecção particular

O pomo simboliza as relíquias da idade do ouro, onde a sua forma discoidal nos indica a perfeição; a verticalidade do punho obedece à vontade da "segunda casta" que proclama a idade da prata e que fica nas mãos daquele que a possui; a guarda, colocada horizontalmente, é consagrada à idade do bronze, aos que conservam e sustentam uma civilização ainda digna de dominar as bases; finalmente a lâmina significa, que durante a idade do ferro, só os heróis podem reaver o estado primordial.
O número quatro liga-se ao "quadrivium" das artes liberais necessárias ao conhecimento e à acção na terra. A Idade do Ouro ou do Éden dura quatro vezes o tempo da Idade do Ferro, a Idade da Prata três e a do Bronze duas.



Colecção particular

Se revertermos estes números em fracções, como se pode ver na figura, teremos: 1/4, 1/3, 1/2 e 1/1, estas aplicam-se às proporções das diferentes partes da espada, ou seja o pomo, o punho, a guarda e a lâmina. Era com esta fórmula que se obtinham as medidas para a construção da espada ideal, equilibrada, anatómica, perfeita ou, por outras palavras, Sagrada!


A espada, característica do século XII era de lâmina larga, de dois gumes, com a ponta ligeiramente arredondada; o pomo, em forma de disco, de grandes dimensões; o punho curto e a guarda direita, tratando-se de uma arma fundamentalmente de corte.


Colecção particular

Na transição do século XII para o XIII, a espada foi sofrendo algumas modificações. Assim, a guarda começou a curvar-se em direcção à lâmina, isto é para baixo.

Colecção particular


Passou a ser mais estreita, comprida e pontiaguda; o punho, por vezes, torna-se mais comprido permitindo a utilização das duas mãos, passando então a ser uma arma de corte e estoque:

Assim o cavaleiro que esteve presente em Silves, geralmente utilizava estes modelos de espada do seguinte modo: a de corte, sendo mais pesada e comprida, era suspensa no arção da sela; a outra, de estoque, mais ligeira era colocada no cinturão, para o caso de ter de combater desmontado.

Pode-se resumir o modo de combate do cavaleiro do seguinte modo: montado utilizava a espada de corte e desmontado a de estoque

Texto e ilustrações: marr

Sem comentários:

Enviar um comentário